A Pessoa e Obra do Espírito Santo (375)

6.4.9.1.2. A pregação do Evangelho pelo poder de Deus e a perseguição (Continuação)

1) Em Jerusalém

O resultado da pregação eficiente e de uma vida cristã autêntica, além de outras coisas secundárias, redunda na glória de Deus (Mt 5.14-16; 2Co 9.12-15), resultando naturalmente, conforme o exemplo bíblico, no crescimento espiritual e numérico da Igreja.

          O Livro de Atos registra que enquanto a Igreja testemunhava e vivia o evangelho, “acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos”(At 2.47); e mais: “Crescia a palavra de Deus e, em Jerusalém, se multiplicava o número dos discípulos; também muitíssimos sacerdotes obedeciam à fé”(At 6.7. Leia também: At 2.41; 4.4; 9.31; 12.24; 14.1).

2) “Até aos confins da Terra”

Após o eloquente e desafiante sermão de Estevão e, a sua consequente morte por apedrejamento (At 7.1-60) – a forma judaica de executar os culpados de blasfêmia (Lv 24.16; Jo 10.33) – o grupo inquisidor estimulado por esta atitude assassina, promoveu “… grande perseguição contra a igreja de Jerusalém”(At 8.1), com a permissão do sumo sacerdote (At 8.3; 9.1,2).

          O termo usado em Atos 8.1 para descrever a “perseguição” apresenta a ideia de uma caça violenta e sem trégua. Lucas, inspirado por Deus, pinta este quadro de forma mais forte, adjetivando “grande”, indicando assim, a severidade da perseguição. Saulo foi o grande líder desta ação contra os cristãos (At 8.1; 9.1,2; 22.4,5; 26.9-12).

          Nesta primeira grande perseguição, vemos claramente a direção divina:

                    1) Os apóstolos não foram dispersos, permanecendo em Jerusalém (At 8.1), podendo assim, sedimentar a mensagem do evangelho em Jerusalém.

                    2) Até agora a Igreja não havia cumprido a totalidade da ordem divina, que dizia: “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”(At 1.8). Os apóstolos, ao que parece, não haviam saído dos limites da Judéia com o objetivo de proclamar o evangelho.

          O verbo usado para descrever a “dispersão” – diaspei/rw – (At 8.1,4) está ligado à sementeira e semeadura, sendo empregado unicamente por Lucas no Novo Testamento e somente para descrever este episódio (*At 8.1,4; 11.19). Assim, por intermédio da perseguição, os discípulos saíram de Jerusalém levando as boas novas do evangelho (At 8.4), semeando a semente do Evangelho de Cristo (1Pe 1.23).

          Filipe, um dos diáconos eleitos (At 6.5), pregou em Samaria e muitos se converteram (At 8.5-8), posteriormente, mediante a direção do Espírito, evangelizou (At 8.26), um judeu etíope, que era tesoureiro da rainha Candace – título esse semelhante ao de “Faraó”, não indicando o nome próprio de uma pessoa – que se converteu, sendo então batizado (At 8.38). Após o batismo do etíope, “ Filipe veio a achar-se em Azôto; e, passando além, evangelizava todas as cidades até chegar a Cesaréia” (At 8.40).

          Outro fato que evidencia a ação providencial de Deus na perseguição de Jerusalém está registrado em Atos 11.19-21, onde lemos no verso 19: “… Os que foram dispersos, por causa da tribulação que sobreveio a Estevão, se espalharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia”. Nos versos 20 e 21, temos ainda a proclamação expandindo-se: “Alguns deles, porém, que eram de Chipre e de Cirene, e que foram até Antioquia, falavam também aos gregos, anunciando-lhes o evangelho do Senhor Jesus. A mão do Senhor estava com eles, e muitos, crendo, se converteram ao Senhor”.

          Vemos, desta forma, que o evangelho estava sendo disseminado, tendo como elemento gerador uma perseguição que parecia ser fatal para a Igreja de Cristo; entretanto Deus a redundou em bênçãos para o Seu povo (Gn 50.20/Rm 8.28).

          Deus, como senhor da história, utiliza-se de recursos muitas vezes surpreendente para nós. Devemos, portanto, aproveitar as oportunidades com as quais nos deparamos. Cada obstáculo pode se constituir num meio de testemunho.

          É fundamental que não percamos a dimensão desta realidade. Cada circunstância oferece uma oportunidade de reflexão, ação e redimensionamento. Cada época tem os seus desafios, dificuldades e oportunidades.[1] É necessário que roguemos a Deus que nos dê uma compreensão correta e uma ação eficaz dentro das oportunidades que ele mesmo nos faculta.

          Os discípulos souberam compreender isso. A difusão do Evangelho é demonstrada mais tarde, ainda no período neotestamentário, por intermédio das Epístolas de Tiago e Pedro, sendo a de Tiago destinada “… às doze tribos que se encontram na Dispersão” (Tg 1.1) e a de Pedro, “aos eleitos, que são forasteiros da Dispersão, no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia, e Bitínia”(1Pe 1.1. Leia também, At 17.6).

                    3) Por intermédio do zelo cego de Saulo em perseguir os cristãos, Deus o chamou eficazmente (At 9.1-5), regenerando-o, porque, para Deus, Saulo era “um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel”(At 9.15). Mais tarde, Paulo, o antigo Saulo, escreveu aos gálatas: “Quando, porém ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graça, aprouve revelar seu Filho em mim, para que eu pregasse entre os gentios”(Gl 1.14,15). Saulo, o grande perseguidor, agora era Paulo, o apóstolo de Cristo levando a mensagem salvadora do Evangelho a todos os povos, chegando à capital gentílica (Roma) e, desejando prosseguir em sua missão, se possível, atingir a Espanha (At 28.16ss; Rm 15.22-29).

          Por meio do trabalho de Filipe, Pedro, Paulo, Barnabé, Silas, Timóteo, Tito e de milhares de irmãos anônimos, o evangelho proliferou em todos os continentes. Nós hoje somos herdeiros dessa proclamação. O crescimento da Igreja impulsionado pelo Espírito era operado por intermédio de todos os irmãos. Todos estavam comprometidos com a obra missionária quer em suas cidades quer em outras regiões.[2]

          O mesmo Espírito que forma a Igreja, também a comanda na evangelização. Deus escolhe, envia e dirige os seus servos na proclamação do evangelho (At 8.39-40; 13.1-4). Isto o Espírito faz ordinariamente por meio da Igreja como instituição, ainda que não exclusivamente.[3] Seja como for, o meio usado pelo Espírito para dirigir a sua obra missionária é a Palavra de Deus. Por isso que, “sem o poder do Espírito Santo a evangelização é impossível”, constata Stott.[4]

Maringá, 08 de janeiro de 2022.

Rev. Hermisten Maia Pereira da Costa


[1] Veja-se: William Edgar, Razões do Coração: reconquistando a persuasão cristã, Brasília, DF.: Refúgio, 2000, p. 21-27.

[2] Veja-se: Iain Murray, A Igreja: Crescimento e Sucesso: In: Fé para Hoje,São José dos Campos, SP.: Fiel, nº 6, 2000, p. 19ss.

[3] Vejam-se: R.B. Kuiper, El Cuerpo Glorioso de Cristo, Grand Rapids, Michigan: Subcomision Literatura Cristiana de la Iglesia Christiana Reformada, 1985,p. 220ss.; R.B. Kuiper, Evangelização Teocêntrica, São Paulo: Publicações Evangélicas Selecionadas, 1976, p. 100, 151-152.

[4] John R.W. Stott, Crer é também Pensar, São Paulo: ABU., 1984 (2ª impressão), p. 49.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *