Diáconos e Presbíteros: Servos de Deus no Corpo de Cristo (9)

Herança gloriosa

 

Considerando que Deus já iluminara os olhos do coração dos efésios, Paulo ora no sentido de que eles pudessem entender a extensão da riqueza da glória de sua herança que nos foi outorgada definitivamente em Cristo, estando esta glória associada ao propósito final do seu chamamento.

 

Percebam então, que não há nenhum mal em pensar, ocupar a nossa mente com a herança graciosa que nos aguarda.  Se entendermos que a “celestialidade” e glória do céu estão não em um lugar, mas, em uma Pessoa, Jesus Cristo, devemos, sem dúvida, ambicionar ardentemente o céu.[1]

 

Aqui (Ef 1.18) Paulo retoma o que falara no verso 14, dizendo ser o Espírito Santo “o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória” (Ef 1.14).[2]

 

Calvino está correto ao afirmar que “o conhecimento dos santos nunca é suficientemente puro, senão que alguns problemas turvam seus olhos, e a obscuridade os impede a que vejam com clareza”.[3] A dificuldade, portanto, não está na revelação de Deus, nos seus atos na história e no testemunho do Espírito, mas, em nossa incapacidade, fruto, por vezes, de nossa incredulidade, em enxergar o que Deus tem nos concedido.

 

No Novo Testamento além da associação natural do verbo herdar (klhronome/w), do substantivo herança (klhronomi/a) e do adjetivo herdeiro (klhrono/moj)[4] com o recebimento de posses da parte dos pais (Mt 21.37-38; Lc 12.13; Gl 4.30), encontramos, com maior ênfase, a conotação espiritual.

 

À luz do Novo Testamento podemos dizer que a oração de Paulo envolve a consciência de:

a) Vida eterna (Mt 19.29; Mc 10.17; Lc 10.25; 18.18; Tt 3.7; Hb 9.15),

b) Salvação (Ef 1.14,18; Cl 3.24; 1Pe 1.4; Hb 1.14/Hb 6.12/At 20.32),

c) Glória futura (Rm 8.17-18) e

d) Bênção escatológica (1Pe 3.9/Hb 12.17/Ap 21.7).

 

Devemos observar que todas estas heranças advêm de Cristo, visto que Ele é o herdeiro único e pleno de todas as coisas.

 

O escritor de Hebreus descrevendo aspectos da Revelação progressiva de Deus, pontifica com Jesus Cristo, a Palavra final de Deus:   “Nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro (klhrono/moj) de todas as coisas, pelo qual também fez o universo” (Hb 1.2).

 

Quando Paulo se despede dos presbíteros de Éfeso reunidos em Mileto, fala sobre os lobos ferozes que surgiriam na Igreja e que não poupariam o rebanho. No entanto, em sua advertência há uma palavra de grande consolo:

 

29 Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho. 30 E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens falando coisas pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles. 31 Portanto, vigiai, lembrando-vos de que, por três anos, noite e dia, não cessei de admoestar, com lágrimas, a cada um. 32Agora, pois, encomendo-vos ao Senhor e à palavra da sua graça, que tem poder para vos edificar e dar herança (klhronomi/a) entre todos os que são santificados. (At 20.29-32).

 

Paulo confia os presbíteros à Palavra da graça de Deus. Por meio da Palavra Deus nos edifica e nos conduz à herança entre os que são santificados. Os presbíteros não poderiam perder este alto privilégio, especialmente quando estivessem em dificuldades, lutando pela fé em meio à presença de lobos vorazes – falsos mestres – que, certamente com o apoio de muitas ovelhas ingênuas ou mal-intencionadas, seriam ouvidos, admirados e seguidos. Eles deveriam persistir no ensino da Palavra. Somente por meio dela a igreja.

 

Aqui há algo de excelsa magnitude: Somos herança de Deus e, ao mesmo tempo, feitura dele (Ef 2.10).[5] A igreja é o reflexo dos atos da Trindade. O Deus Trino atua de tal forma que a Sua igreja foi constituída e é preservada até a consumação definitiva da obra de Cristo, quando Ele será glorificado na Igreja e a Igreja nele:

 

Quando vier para ser glorificado nos seus santos e ser admirado em todos os que creram, naquele dia (porquanto foi crido entre vós o nosso testemunho). Por isso, também não cessamos de orar por vós, para que o nosso Deus vos torne dignos da sua vocação e cumpra com poder todo propósito de bondade e obra de fé, a fim de que o nome de nosso Senhor Jesus seja glorificado em vós, e vós, nele, segundo a graça do nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo. (2Ts 1.10-12).

 

Sem dúvida, a Igreja de Deus é a herança de Cristo confiada pelo Seu Pai.

 

 

Maringá, 13 de junho de 2019.

Rev. Hermisten Maia Pereira da Costa

 

*Acesse todos os textos da série aqui

 


[1] “Livremo-nos, pois, da espiritualidade que se orgulha de que é extraordinariamente pura porque não está interessada nem no céu nem no inferno. (…) Não hesito em asseverar que quanto mais perto estivermos de Cristo, mais meditaremos na glória que Ele preparou para nós. Esta é uma invariável e infalível prova da verdadeira espiritualidade” (D.M. Lloyd-Jones, O Supremo Propósito de Deus, São Paulo: Publicações Evangélicas Selecionadas, 1996, p. 369).

[2]Sobre a herança dos filhos e o Espírito como penhor de nossa salvação, veja-se: Hermisten M.P. Costa, Efésios – O Deus bendito, São Paulo: Cultura Cristã, 2011, p. 86-89; 113-116.

[3]João Calvino, Efésios, São Paulo: Paracletos, 1998, (Ef 1.16), p. 40.

[4] Quanto à origem e emprego da palavra, vejam-se: W. Foerster; J. Herrmann, klh=roj, etc.: In: G. Kittel, ed. Theological Dictionary of the New Testament, Grand Rapids, Michigan: Eerdmans, 1982 (Reprinted), v. 3, p. 758-785; J. Eichler, Herança: In: Colin Brown, ed. ger. O Novo Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento, São Paulo: Vida Nova, 1981-1983, v. 2, p. 364-371; G. Giacumakis Jr., Herança (Palavras): In: Merrill C. Tenney, org. ger., Enciclopédia da Bíblia, São Paulo: Cultura Cristã, 2008, v. 3, p. 77; E.M. Blaiklock, Herança (Conceito): In: Merrill C. Tenney, org. ger., Enciclopédia da Bíblia, São Paulo: Cultura Cristã, 2008, v. 3, p. 77-80; W. Barabas, Herdeiro: In: Merrill C. Tenney, org. ger., Enciclopédia da Bíblia, São Paulo: Cultura Cristã, 2008, v. 3, p. 80-81; J.H. Friedrich, klhrono/moj: In: Horst Balz; G. Schneider, eds. Exegetical Dictionary of the New Testament, Grand Rapids, MI.: Eerdmans, 1999 (Reprinted), v. 2, p. 298-299.

[5]Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (Ef 2.10).

One thought on “Diáconos e Presbíteros: Servos de Deus no Corpo de Cristo (9)

  • 15 de junho de 2019 em 13:46
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    Também, por isso, sem Cristo nada podemos fazer.

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