Conhecimento libertador e esclarecedor

A realidade pertence a Deus, quem a criou, sustenta e lhe confere sentido. Quando, então nos referimos ao conhecimento que podemos ter do próprio Deus, do seu caráter e majestade, temos de reafirmar a verdade bíblica de que esse conhecimento provém do próprio Deus.

Portanto, Deus só pode ser conhecido por ele mesmo. Daí a necessidade de revelação para que possamos conhecê-lo, e nos relacionarmos com ele. Deus em sua integridade se revela verdadeiramente como é em sua natureza essencial. Este conhecimento resultante da graça é único, singular e pessoal.

No entanto, não é demais enfatizar que o nosso conhecimento a respeito de Deus é um “conhecimento-de-servo” delimitado pelo próprio Senhor, considerando, inclusive, o pecado humano.

O nosso conhecimento nunca é autorreferente com validade própria e por iniciativa nossa. Mesmo podendo ser verdadeiro, sempre será limitado pela nossa própria finitude. O conhecimento de nossa limitação não é inato, antes é precedido pela revelação. A consciência do mistério é antecedida pela graça da revelação. Sem revelação o mistério continuaria sendo ignorado como mistério.

Portanto, poder conhecer a Deus é sempre uma iniciativa da graça divina. O nosso conhecimento é um ato de fé, e esta é procedente da graça que se manifesta no fato de Deus se revelar e de nos possibilitar conhecer. Mais: nunca somos ou seremos o padrão de verdade. Os nossos pensamentos e as nossas supostas experiências concretas não têm poder em si mesmos, antes, precisam sempre ser validados pela Palavra, que é a verdade (Jo 17.17).

Só pensamos verdadeiramente quando pensamos à luz da Palavra. Por isso, é que conhecer a Deus é algo singular porque somente Deus é soberano e, somente a partir dele podemos conhecê-lo. E tudo isso, por meio de Jesus Cristo, o Deus encarnado, a revelação pessoal de Deus.

Conhecer a Deus em sua soberania, portanto, é um dom da graça do soberano Deus. Este conhecimento, por sua vez, nos liberta para que possamos conhecer a nós mesmos e as demais coisas da realidade. Somente a partir de um genuíno conhecimento de Deus poderemos nos conhecer verdadeiramente bem como toda a realidade. O conhecimento de Deus possibilita-nos enxergar a realidade em suas múltiplas facetas com os seus valores próprios conferidos pelo próprio Deus que a sustenta. A verdade nos liberta (Jo 8.32).

Em um período de tanta informação e contrainformação, peçamos a Deus que nos dê discernimento. Votemos com sabedoria e submissão.

São Paulo, 23 de outubro de 2018.
Rev. Hermisten M.P. Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *