O Senhor Altíssimo, mas não distante

Uma expressão usada por vezes como um nome para Deus é Altíssimo. Deus está acima de todas as coisas. Esta é uma forma poética de dizer que Deus é o Senhor soberano acima de tudo. Ele é o Altíssimo eternamente. Ele não se confunde com as outras divindades tribais e locais, criadas pela imaginação humana e limitadas pelos seus domínios, que expressam a pecaminosa engenhosidade humana em formar seus deuses a sua imagem.

Antes, o Senhor é o Altíssimo sobre todos os poderes e sobre a criação, obras de suas mãos.

Esse foi o ponto que, durante fortíssima tempestade, assustou os experientes marinheiros diante do profeta Jonas, que se identificava como alguém que temia ao Senhor criador de todas as coisas: “Sou hebreu e temo ao SENHOR, o Deus do céu, que fez o mar e a terra” (Jn 1.9/Jn 1.16).

Nos salmos lemos Davi cantando com gratidão: “Eu, porém, renderei graças ao SENHOR, segundo a sua justiça, e cantarei louvores ao nome do SENHOR Altíssimo (!Ayl.[,) (elyon)(Sl 7.17/Sl 47.2).

Aqui temos a combinação dos nomes: Senhor e Altíssimo, enfatizando a sua realeza sobre todas as coisas e todos os supostos deuses. (Veja-se: Sl 97.9).

“E reconhecerão que só tu, cujo nome é SENHOR, és o Altíssimo (!Ayl.[,) (elyon) sobre toda a terra” (Sl 83.18/Sl 92.8), escreve reverentemente o salmista.

Na relação cultual com Deus, é comum a ideia de que o povo deve subir ao templo. A questão não é apenas topográfica, mas, de natureza essencial: Deus é o Senhor Altíssimo, perfeito em toda a sua natureza e relações; nós somos criaturas dependentes de sua misericórdia. Ele habita o alto e o sublime (Sl 57.15).

Davi então ora: “A ti, SENHOR, elevo (af’n”) (nasa’) a minha alma” (Sl 25.1). Mesmo sabendo que as armadilhas estão embaixo, o salmista olha continuamente para cima, porque somente o Senhor o pode livrar: “Os meus olhos se elevam continuamente ao SENHOR, pois ele me tirará os pés do laço (tv,r,) (resheth) (rede)(Sl 25.15).

Os arrogantes, em sua visível e decantada prosperidade, motejam do Altíssimo. Os fiéis, inseguros, ainda que por um momento, se encantam com o sucesso de seu caminho sem Deus. Essa foi a experiência do salmista ao se fascinar com o visível progresso do ímpio em meio a sua arrogância e aparente impunidade (Sl 73.3.8-11).

No entanto, ainda que o ímpio não creia, ou até mesmo os servos de Deus, em momento de fraqueza diante de circunstâncias adversas, poderem cair em um ateísmo prático, negando o seu poder, ele continua sendo o que é eternamente: O Altíssimo onipotente.

No salmo 97 temos um convite a louvar ao Senhor, que é o Altíssimo sobre toda a criação e sobre todos os deuses criados pelos homens:

1Reina o SENHOR. Regozije-se a terra, alegrem-se as muitas ilhas. 2 Nuvens e escuridão o rodeiam, justiça e juízo são a base do seu trono. 3 Adiante dele vai um fogo que lhe consome os inimigos em redor. 4 Os seus relâmpagos alumiam o mundo; a terra os vê e estremece. 5 Derretem-se como cera os montes, na presença do SENHOR, na presença do Senhor de toda a terra. 6 Os céus anunciam a sua justiça, e todos os povos veem a sua glória. 7 Sejam confundidos todos os que servem a imagens de escultura, os que se gloriam de ídolos; prostrem-se diante dele todos os deuses. 8 Sião ouve e se alegra, as filhas de Judá se regozijam, por causa da tua justiça, ó SENHOR. 9 Pois tu, SENHOR, és o Altíssimo (!Ayl.[,) (elyon) sobre toda a terra; tu és sobremodo elevado acima de todos os deuses” (Sl 97.1-9).

O Senhor Altíssimo é o Deus conosco que jamais nos desampara. A consideração desse fato deve nos confortar e conduzir ao culto. Portanto, com fé e reverência cultuemos ao Senhor Altíssimo! Amém.

São Paulo, 05 de novembro de 2018.
Rev. Hermisten M.P. Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *