A Pessoa e Obra do Espírito Santo (204)

2. Critérios para a nossa adoção

2.1. Nascer de novo

A Palavra de Deus nos diz que os filhos de Deus são gerados outra vez, são nascidos do Espírito Santo.

          O Espírito é o doador da vida (Rm8.2).[1] Por meio do Espírito fomos recriados para que possamos responder com fé à Palavra reivindicatória de Deus (Jo3.5,6,8/Tt3.5).

Conforme já tratamos, sem a regeneração não haveria a fé. Jamais atenderíamos ao chamado de Deus. É o Espírito quem nos capacita a receber a graça[2] iniciando uma nova vida em nossos corações, na qual temos os nossos olhos abertos e os corações voltados para a Palavra de Deus.

Jesus Cristo ensina: “Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus (…). Quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus” (Jo3.3-5).

Do mesmo modo, Paulo: “…. Segundo sua misericórdia, Ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo nosso Salvador, a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna” (Tt3.5-7).

Somos reconhecidos como filhos de Deus unicamente porque Deus, livre e soberanamente, fundamentado em seu eterno amor, nos gerou espiritualmente.[3]

          Resumindo: Os filhos de Deus procedem de Deus: São gerados por Ele mesmo e, por isso, tornam a Deus com fé(Jo1.12-13).

          2.2. Receber a Cristo

                              A nossa filiação está condicionada à recepção de Cristo com o nosso Salvador, tornando nos assim seus irmãos. Ninguém pode ter Deus como Pai sem a Cristo como Salvador pessoal.

          João relata: “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber; aos que creem no seu nome” (Jo1.11-12).

          2.3. Fé em Jesus Cristo

                              Receber a Cristo significa confiar unicamente nele para a nossa aceitação diante de Deus, Fé salvífica consiste em confiar somente nos seus merecimentos para a salvação; lançar-se, sem reservas, confiadamente na sua Palavra de vida.

          É neste sentido que Paulo escreve: “Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus” (Gl3.26).

Maringá, 04 de junho de 2021.

Rev. Hermisten Maia Pereira da Costa


[1] Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte” (Rm 8.2).

[2] Confissão de Westminster,X.2.

[3]Veja-se: João Calvino, O Evangelho segundo João, São José dos Campos, SP.: Editora Fiel, 2015, v. 1, (Jo 1.13),  p. 47-48.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *