Uma oração intercessória pela Igreja (31)

4.1.5.2. O Senhorio de Jesus Cristo

           A) O Nome “kyrios” aplicado a Jesus Cristo

         Se todo aquele que confessar e invocar o nome do Senhor será salvo (Rm 10.9,13), como, então, Jesus diz: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus….” (Mt 7.21)? Isto pode parecer contraditório; todavia, não é. Vejamos então, como o designativo era empregado para Jesus Cristo.

            No NT. Jesus é chamado de Senhor, com dois sentidos básicos:[1]

       1) Como uma forma cortês de trato, equivalendo a rabbi (= mestre), o mestre e senhor dos discípulos.[2]

       Há vários textos ilustrativos desta forma de tratamento dirigida a Jesus Cristo. Destacamos três textos paralelos relativos à transfiguração de Cristo quando aparecem Moisés e Elias conversando com o Senhor Jesus. Vejamos as três narrativas:

       a)Então, disse Pedro a Jesus: Senhor (Ku/rioj), bom é estarmos aqui; se queres, farei aqui três tendas; uma será tua, outra para Moisés, outra para Elias” (Mt 17.4).

       b) “Então, Pedro, tomando a palavra, disse: Mestre (r(abbi/), bom é estarmos aqui e que façamos três tendas: uma será tua, outra, para Moisés, e outra, para Elias” (Mc 9.5).

       c) “Ao se retirarem estes de Jesus, disse-lhe Pedro: Mestre (e)pista/thj),[3]bom é estarmos aqui; então, façamos três tendas: uma será tua, outra, de Moisés, e outra, de Elias, não sabendo, porém, o que dizia” (Lc 9.33).[4]

       2) No sentido de Messias exaltado, com suprema autoridade espiritual, correspondendo a YHWH no AT.

       Foi neste sentido que a palavra foi empregada pelo anjo quando anunciou o nascimento de Jesus:

8Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite. 9 E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor. 10 O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: 11 é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor (ku/rioj) (Lc 2.8-11).[5]

                   A palavra ku/rioj, que em seu emprego grego carrega a compreensão de legalidade e autoridade do senhorio,[6] quando aplicada a Jesus no sentido mais profundo e denso, correspondia não ao grego comum, mas, sim, ao hwhy do Antigo Testamento. É oportuno realçar que muitas das referências feitas a Jesus como Senhor consistem em citações de textos do Antigo Testamento que se referiam a Deus:

Atos 2.20-21:  20 O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e glorioso Dia do Senhor. 21 E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Romanos 10.13:  Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.    Joel 2.31-32: 31 O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e terrível Dia do SENHOR. 32 E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque, no monte Sião e em Jerusalém, estarão os que forem salvos, como o SENHOR prometeu; e, entre os sobreviventes, aqueles que o SENHOR chamar.
  1 Coríntios 5.5:  Entregue a Satanás para a destruição da carne, a fim de que o espírito seja salvo no Dia do Senhor Jesus.   2Tessalonicenses 1.7-10: 7 e a vós outros, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder, 8 em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. 9 Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder, 10 quando vier para ser glorificado nos seus santos e ser admirado em todos os que creram, naquele dia (porquanto foi crido entre vós o nosso testemunho).  Isaías 66.6: Voz de grande tumulto virá da cidade, voz do templo, voz do SENHOR, que dá o pago aos seus inimigos.  
  1Pedro 3.15:  Antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós  Isaías 8.13: Ao SENHOR dos Exércitos, a ele santificai; seja ele o vosso temor, seja ele o vosso espanto.  

            Por isso, em diversos textos do Novo Testamento a identificação de Cristo com o Pai é tão evidente que, não se tem certeza se o título “Senhor” está sendo empregado para o Pai ou para o Filho:

E, orando, disseram: Tu, Senhor, que conheces o coração de todos, revela-nos qual destes dois tens escolhido. (At 1.24).

Louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos. (At 2.47).

Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, não o vendo mais o eunuco; e este foi seguindo o seu caminho, cheio de júbilo. (At 8.39). (Outros textos: At 9.31; 11.21; 13.10-12; 16.14; 20.19; 21.14; Rm 14.11).[7]

            Antes da morte de Jesus Cristo os seus discípulos dão prova de reconhecerem o seu Senhorio. O que por certo contribuiu para isto, foi a própria interpretação feita por Jesus Cristo, do Salmo 110.1 (Mt 22.41-45 e paralelos),[8] embora saibamos que os rabinos também aceitavam o caráter messiânico deste salmo.[9] Todavia, ninguém havia dito que o “Filho de Davi” era também “Senhor de Davi”.

            Todavia, o título ku/rioj só foi alcançado plenamente depois da sua ressurreição e ascensão quando então, não houve mais dúvida quanto a ser Jesus, o Senhor e Cristo.[10] Por isso Pedro pôde falar ousadamente diante do povo e das autoridades judaicas:

29 Irmãos, seja-me permitido dizer-vos claramente a respeito do patriarca Davi que ele morreu e foi sepultado, e o seu túmulo permanece entre nós até hoje. 30 Sendo, pois, profeta e sabendo que Deus lhe havia jurado que um dos seus descendentes se assentaria no seu trono, 31 prevendo isto, referiu-se à ressurreição de Cristo, que nem foi deixado na morte, nem o seu corpo experimentou corrupção. 32 A este Jesus Deus ressuscitou, do que todos nós somos testemunhas. 33 Exaltado, pois, à destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis. 34 Porque Davi não subiu aos céus, mas ele mesmo declara: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, 35 até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés. 36 Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel de que a este Jesus, que vós crucificastes, Deus o fez Senhor (ku/rioj)e Cristo. (At 2.29-36. Vejam-se também: 1Co 15.25; Hb 1.3,10,13).

 Esta convicção dos discípulos de Cristo, os impulsionou a testemunhar com firmeza, que Jesus era o Cristo (At 5.42)[11] e Senhor (At 10.36).[12]

São Paulo, 29 de abril de 2023.

Rev. Hermisten Maia Pereira da Costa


[1] Para um estudo mais exaustivo deste emprego, vejam-se: H. Bietenhard, Senhor: In: Colin Brown, ed. ger., O Novo Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento,São Paulo: Vida Nova, 1981-1983, v. 4, p. 423-432; W. Foerster; G. Quell, Ku/rioj: In: G. Kittel, ed.Theological Dictionary of the New Testament, Grand Rapids, Michigan: Eerdmans, 1982 (Reprinted), v. 3, 1039-1098.

[2] Uso também comum entre os pagãos. Veja-se: Oscar Cullman, Cristologia do Novo Testamento, São Paulo: Editora Liber, 2001, p. 257-263.

[3]Palavra que só aparece no Evangelho de Lucas. *Lc 5.5; 8.24.45; 9.33,49; 17.13. O uso secular desta palavra para designar o mestre é amplo. A expressão pode indicar alguém que conduz um elefante, supervisor de obras públicas (Ex 1.11; 5.14;1Rs 5.16; 2Cr 2.2), o líder de uma associação atlética ou de um templo, um magistrado ou governador de uma cidade, líder de uma escola filosófica e, até mesmo uma deidade guardiã (Veja-se: A. Oepke, E)pista/thj: In: G. Kittel; G. Friedrich, eds.Theological Dictionary of the New Testament, Grand Rapids, Michigan: Eerdmans, 1982 (Reprinted), v. 2, p. 622-623).

[4] Vejam-se também: Jo 4.14,15,19; 5.7; 6.34; 13.6.

[5] Vejam-se também: Mc 12.36,37; Lc 1.43; 3.4; Jo 20.28; At 2.36; 10.36; Rm 10.9; 1Co 2.8; 8.6; 12.3; Fp 2.11, Tg 2.1; Ap 19.16, etc.

[6] Cf. H. Bietenhard, Senhor: In: Colin Brown, ed. ger., O Novo Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento,São Paulo: Vida Nova, 1981-1983, v. 4, p. 421.

[7] Cf. Millard J. Erickson, Introdução à Teologia Sistemática, São Paulo: Vida Nova, 1997, p. 280.

[8] Cf. C. H. Dodd, Segundo as Escrituras, São Paulo: Paulinas, 1979, p. 31-32.

[9]Cf. William Hendriksen, Comentário do Novo Testamento: Mateus, São Paulo: Cultura Cristã, 2001, v. 2, (Mt 22.44-45), p. 435; D.A. Carson, Comentario Bíblico del Expositor: Mateo, Mimi: Editorial Vida, 2004, (Mt 22.43-45), p. 529. Veja-se também, H. Bietenhard, Senhor: In: Colin Brown, ed. ger., O Novo Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento, v. 4, p. 427.

[10] Vejam-se, entre outros: Oscar Cullman, Cristologia do Novo Testamento, São Paulo: Editora Liber, 2001, p. 268; Ronald S. Wallace, Cristologia: In: E.F. Harrison, ed., Diccionario de Teologia, Michigan: T.E.L.L., 1985, p.133.

[11]“E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo” (At 5.42).

[12]“Esta é a palavra que Deus enviou aos filhos de Israel, anunciando-lhes o evangelho da paz, por meio de Jesus Cristo. Este é o Senhor (ku/rioj) de todos” (At 10.36).

One thought on “Uma oração intercessória pela Igreja (31)

  • 3 de maio de 2023 em 13:49
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    Sempre com ótimos conteúdos o Rev. Hermisten.
    Ótima Palavra!!!

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