Diáconos e Presbíteros: Servos de Deus no Corpo de Cristo (7)

Igreja herdeira e herança

 

No Salmo 17 Davi afirma que os homens mundanos tem valores e expectativas apenas terrenas: Homens mundanos, cujo quinhão  (חלק) (chêleq) é desta vida e cujo ventre tu enches dos teus tesouros; os quais se fartam ([b;f’) (saba`)[1]de filhos e o que lhes sobra deixam aos seus pequeninos” (Sl 17.14).

 

No Salmo 16, temos um contraste. Vejamos:

 

O período em que Davi fugia da perseguição sanguinária de Saul, foi muito profícuo. Ele pôde amadurecer em todos os sentidos e, é desta fase da sua vida que temos alguns salmos magistrais.

 

O Salmo 16, de sua autoria (At 2.25; At 13.35-37), possivelmente foi escrito nesta época. Davi está então longe de seus familiares, sem terra, é um foragido em seu próprio país, odiado por muitos, convivendo com homens que, pelo que parece, pouco conheciam a Deus.

 

Nesse difícil e insólito contexto, o salmista confessa com alegria ao seu próprio Senhor, tê-lo como herança, “recompensa”[2] e quinhão:[3]

 

2 Digo ao SENHOR: Tu és o meu Senhor; outro bem não possuo, senão a ti somente. (…)  5 O SENHOR é a porção (hn”m’) (manah)[4] da minha herança  (חלק) (chêleq) e o meu cálice; tu és o arrimo da minha sorte.  6 Caem-me as divisas em lugares amenos, é mui linda a minha herança (hl’x]n:) (nachalah)[5] (Sl 16,2,5,6).  

 

Davi, que de certa forma fora desterrado, declara ter Deus por herança. No deserto, quando poupa pela segunda vez a vida de Saul, diz a este: “…. Eles me expulsaram hoje para que eu não tenha parte na herança do Senhor, como que dizendo: Vai, serve a outros deuses” (1Sm 26.19).

 

Esta experiência não foi apenas de Davi. Como os levitas não herdariam nenhuma porção da Terra Prometida, sendo isso, aparentemente injusto, Deus mostra que além de lhes prover o sustento (Nm 18.20-32/Ez 44.28-31), se declara a sua herança: “Pelo que Levi não tem parte nem herança com seus irmãos; o SENHOR é a sua herança (hl’x]n:) (nachalah), como o SENHOR, teu Deus, lhe tem prometido” (Dt 10.9).

 

Sem dúvida nada é maior do que esse privilégio transcendente e concreto; infinito e pessoal: O Deus presente. Aquele que é “a realidade final”[6] de todas as coisas. Deus é o maior bem que podemos ter quer aqui, quer na eternidade.[7]

 

De modo semelhante, o salmista Asafe exclama: “Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em Quem me compraza na terra (…). Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança (חלק) (chêleq) para sempre” (Sl 73.25,26).

 

Essa certeza conduz o profeta a esperar confiantemente nele: “A minha porção (חלק) (chêleq) é o SENHOR, diz a minha alma; portanto, esperarei nele” (Lm 3.24).

 

No Antigo Testamento o povo de Israel é chamado de herança de Deus (Dt 9.29; [8]Dt 4.20; Ex 34.9; Sl 78.71; 94.5,14; 106.40), bem como a Terra Prometida (Sl 79.1).

 

A Palavra de modo surpreendente nos mostra que aqueles que têm a Deus por herança são herança de Deus. Dito de outro modo, Deus tem a sua Igreja como o seu povo peculiar e especial. Ninguém pode nos abater ou destruir. Somos o povo escolhido de Deus; a sua herança eterna, conquistada por Cristo Jesus. Deus nos preserva para si mesmo.

 

Por isso, o clamor de Davi: “Salva o teu povo, e abençoa a tua herança (hl’x]n:) (nachalah); apascenta-os, exalta-os para sempre” (Sl 28.9). Do mesmo modo, o salmista: “O Senhor não há de rejeitar o seu povo, nem desamparar a sua herança (hl’x]n:) (nachalah)(Sl 94.14).

 

Portanto, o salmista pode declarar de forma confiante: “Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo que ele escolheu para a sua herança (hl’x]n:) (nachalah) (Sl 33.12).[9]

 

Deus nos predestinou para si mesmo, a fim de que nos tornássemos seus filhos, “para louvor da glória de sua graça que ele nos concedeu gratuitamente no Amado, no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça” (Ef 1.6-7). Isso é magnífico. Nós em nossa pequenez, pecadores que somos, por graça, somos tomados por Deus como sua herança para sempre. Deus se alegra em ter a Igreja como sua propriedade santificada para sempre. Esta verdade escapa à nossa compreensão e imaginação. Somente podemos aprender isso por meio da Palavra de Deus. Somos herdeiros de Deus e, o mais fascinante de tudo: somos herança de Deus.

 

 

São Paulo, 12 de junho de 2019.

Rev. Hermisten Maia Pereira da Costa

 

*Acesse todos os textos dessa série aqui.


[1] Dependendo do contexto, a palavra tem o sentido de satisfazer as necessidades físicas e espirituais. Assim, significa, satisfação, plenitude, abundância, fartura. (Veja-se: Bruce K. Waltke, Sabar: In: R. Laird Harris, et. al., eds. Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento, São Paulo: Vida Nova, 1998, p. 1463-1465). Contrastando consigo mesmo – o verbo “fartar” no verso 14 é o mesmo traduzido por “satisfazer” no 15 – ele revela sua fé para além desta vida, apontando para a glorificação futura: “Eu, porém, na justiça contemplarei a tua face; quando acordar, eu me satisfarei ([b;f’) (saba`) com a tua semelhança” (Sl 17.15).

[2] Ec 2.10.

[3] Sl 145.5.

[4] A palavra era empregada para as porções especiais dos animais sacrificados, que eram separadas para os sacerdotes e levitas (2Cr 31.4; Ne 12.44,47; 13.10).

[5] Herança concedida por Deus ao seu povo (Sl 28.9; 33.12; 47.4; 105.11).

[6] Francis A. Schaeffer, O Grande Desastre Evangélico. In: Francis A. Schaeffer, A Igreja no Século 21, São Paulo: Cultura Cristã, 2010, p. 272.

[7]Veja-se: Herman Bavinck, Teologia Sistemática, Santa Bárbara d’Oeste, SP.: SOCEP., 2001, p. 17 e 25.

[8] Todavia, são eles o teu povo e a tua herança, que tiraste com a tua grande força e com o braço estendido” (Dt 9.29).

[9]Sobre Israel como herança de Deus, Vejam-se: Dt 4.20; 1Sm 10.1; 2Sm 21.14; Sl 33.12; 74.2; 78.62; 94.5,14; 106.40; Is 19.25; 47.6; 63.17; Jr 12.14; Jl 2.17; 3.2. Deus disciplina a sua herança: Jr 12.7-9; Jl 2.17; os filhos como herança do Senhor: Sl 127.3; herança dada por Deus: Sl 135.12; 136.21-22; Jr 3.18; proteção: Is 54.17; 58.14.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *