O Dia-a-dia de ação de graças e a graça de todo dia

O princípio de sermos agradecidos a Deus e ao nosso semelhante é amplamente ensinado na Bíblia. Paulo, servo e apóstolo de Jesus Cristo, orienta: “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (1Ts 5.18).

A gratidão é a atitude da alma que reconhece a direção de Deus em todos os episódios de sua existência, daí a recomendação paulina: “Em tudo dai graças”. Nesta atitude não há uma senha mágica, um talismã linguístico, que vise a modificar as situações adversas, mas, sim, a expressão sincera de um coração agradecido, que se sente seguro sob o cuidado de Deus (Rm 8.31-39).

Conforme lei brasileira (5.110, 22/09/1966), na quarta quinta-feira de novembro comemora-se o Dia de Ação de Graças. Esta lei foi inspirada no desejo do Embaixador brasileiro Joaquim Nabuco que, impressionado com as comemorações deste dia em 1909 na Catedral de São Patrício em Nova Iorque, dissera: “Eu quisera que toda a humanidade se unisse, no mesmo dia, para um agradecimento universal a Deus”. A Lei que criaria este dia foi promulgada em 1949, passando posteriormente por regulamentações até a sua forma final em 1966.

A origem do Dia de Ação de Graças está relacionada aos Peregrinos (puritanos) em Massachusetts (1621) que ali se instalaram por questões de perseguição religiosa. Depois de alguns anos com uma colheita fraca, agravada por um inverno rigoroso, finalmente tiveram uma farta colheita de milho em 1621. Os índios norte-americanos os ajudaram com suas técnicas de cultivo. Por este motivo marcaram uma festividade no outono deste mesmo ano. Além do culto de gratidão a Deus, o cardápio das comemorações constava de patos, perus, peixes e milho. Como forma de gratidão e amizade, convidaram índios norte-americanos a participarem da festa; compareceram 90 deles que também trouxeram comidas. A festividade foi realizada ao ar livre, marcada por grande alegria, durando três dias. Esta prática religiosa, festiva e fraterna se propagou. Em 1863 o então presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, instituiu a última quinta-feira de novembro como o dia nacional de Ação de Graças. Posteriormente, inclusive por motivos comerciais, o dia passou por algumas alterações.

Nossa gratidão a Deus é resultado da certeza de que Ele cuida de nós e que, de fato, não existem eventos casuais, sorte, azar ou fatalismo. Deus é Quem nos guarda! Portanto, em todas as circunstâncias, podemos encontrar motivos para agradecer a Deus, certos de que Ele é o Senhor da história e nada nos acontece sem a permissão governativa de Deus e que tudo o que nos ocorre tem um sentido proveitoso para a expressão de nossa vida física, psíquica e espiritual. Deus deseja que nos aperfeiçoemos em todos os níveis, tendo em Jesus Cristo, o Filho de Deus, o modelo perfeito para nós (Rm 8.28-30).

O profeta Daniel, vivendo no exílio da Babilônia, quando soube que, por decreto do rei Dario, nenhum homem poderia invocar a Deus durante o prazo de 30 dias, entrou no seu quarto e deu graças a Deus conforme seu reverente costume (Dn 6.10).

O apóstolo Paulo e seu companheiro Silas, presos na cidade de Filipos por anunciarem o Evangelho, na prisão, “por volta da meia-noite …. oravam e cantavam louvores a Deus….” (At 16.25). Esta atitude – que o texto indica que se repetiu por algum tempo – era inusitada e, ao que parece, tão surpreendente aos outros prisioneiros que, conforme registra Lucas, os companheiros de cela se detiveram para ouvir seus louvores (At 16.25).

Assim, ao nos aproximarmos do final de mais este ano, devemos dirigir nossas mentes e corações a recordar os feitos perceptíveis de Deus em nossa existência: a paz, vida, saúde, família, escola, entre outras coisas. A gratidão revela a nossa confiança em Deus, no Seu paternal cuidado; por isso, mesmo sem entendermos o alcance dos fatos, devemos, pela fé, agradecer a Deus: “Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo” (Ef 5.20).

Hoje, dia 22, de modo especial, dou graças a Deus pelo aniversário de minha querida filha caçula, Sarah Ribeiro, que, como jornalista competente que é, administra esta página de forma efetiva.

Maringá, 21 de novembro de 2018.

Rev. Hermisten Maia Pereira da Costa

3 thoughts on “O Dia-a-dia de ação de graças e a graça de todo dia

  • 22 de novembro de 2018 em 13:51
    Permalink

    Que agradecer é muito bom….

    Resposta
  • 22 de novembro de 2018 em 18:00
    Permalink

    Parabéns pelo texto, inspirador, reflexivo e devocional. Eu particularmente não sabia sobre esse dia, obrigado pela informação, e que Deus continue lhe instruindo.
    Abraços do seu aluno!

    Resposta
  • 22 de novembro de 2018 em 21:50
    Permalink

    Devemos ser gratos por tudo que Deus nós dá!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *