A Pessoa e Obra do Espírito Santo (332)

6.4.7.5.2. A Igreja de Corinto é de Deus! 

  A igreja de Corinto, como não poderia deixar de ser, é do Senhor (1Co 1.2,3/1.30); o Deus fiel (1Co 1.9). 

Temos aqui um chamado à unidade do Senhor. A igreja é de Deus, não é de homens e partidos. A despeito de muitos pecados, certamente entre os ímpios, havia os verdadeiros servos de Deus.  

Lembremos da Palavra dita a Paulo no início de seu ministério ali: 

9 Teve Paulo durante a noite uma visão em que o Senhor lhe disse: Não temas; pelo contrário, fala e não te cales;  10 porquanto eu estou contigo, e ninguém ousará fazer-te mal, pois tenho muito povo nesta cidade.  11 E ali permaneceu um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus. (At 18.9-11). 

Elenquemos alguns pontos que justificam a nossa conclusão:  

1) Foi alcançada pela graça e, por isso tem paz 

3Graça (xa/rija vós outros e paz (ei)rh/nh), da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.  4 Sempre dou graças a meu Deus a vosso respeito, a propósito da sua graça (xa/rij), que vos foi dada em Cristo Jesus” (1Co 1.3-4). 

A graça concedida pelo Pai traz sempre a paz. Por sua vez, a verdadeira paz com Deus é necessária e consequentemente precedida pela graça. O ofendido, rejeitado e injustiçado, é justamente quem nos justifica consigo mesmo. 

Somos, portanto, filhos de Deus. Por Cristo estamos em paz com Deus, nosso Pai. 

2) Foi gerada pela Palavra 

“Porque, ainda que tivésseis milhares de preceptores em Cristo, não teríeis, contudo, muitos pais; pois eu, pelo evangelho, vos gerei em Cristo Jesus” (1Co 4.15). 

Os irmãos de Corinto, foram alcançados pela pregação de Paulo que, nada mais era do que o Evangelho de Cristo que tem poder para nos gerar de novo. 

3) Foi santificada 

“Aos santificados (a(gia/zwem Cristo Jesus, chamados (klhto/jpara ser santos (a(/gioj)” (1Co 1.2). 

A igreja foi separada por Cristo para pertencer exclusivamente a Deus. 

4) Foi enriquecida em Cristo 

4Sempre dou graças a meu Deus a vosso respeito, a propósito da sua graça (xa/rij), que vos foi dada em Cristo Jesus;  5porque, em tudo, fostes enriquecidos  (plouti/zwnele, em toda a palavra (lo/goje em todo o conhecimento  (gnw/sij)” (1Co 1.4-5). 

A igreja alcançada pela graça de Cristo, foi enriquecida pelo conhecimento de Cristo: “Ó profundidade da riqueza (plou=toj), tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!” (Rm 11.33). 

Por meio do Evangelho Deus revela a riqueza de sua misericórdia em determinar salvar os pecadores, atraindo-os para si. “Ou desprezas a riqueza (plou=tojda sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento?” (Rm 2.4). 

Na salvação do seu povo Deus demonstra a riqueza de sua glória: 

Que diremos, pois, se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdição, a fim de que também desse a conhecer as riquezas (plou=toj) da sua glória em vasos de misericórdia, que para glória preparou de antemão. (Rm 9. 22-23). 

Em Cristo temos de forma plena a riqueza da graça de Deus manifestada sobre o povo de Deus:  

5 nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, 6 para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado, 7no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza (plou=tojda sua graça, 8 que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência. (Ef 1.5-8). 

Paulo ora pelos efésios para que o “Pai da glória” lhes concedesse a percepção correta do propósito glorioso de Deus para com a Sua igreja: “Iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza (plou=tojda glória da sua herança nos santos” (Ef 1.18). 

Os crentes de Corinto têm sido enriquecidos com esta mensagem (palavra) que é compreensível e é internalizada (conhecimento): “Porque, em tudo, fostes enriquecidos  (plouti/zwnele, em toda a palavra (lo/goje em todo o conhecimento  (gnw/sij)” (1Co 1.5). 

Deus, por graça, nos concede tudo o que é necessário ao nosso crescimento; nada nos falta (2Pe 1.2-3). 

5) A pregação tem sido confirmada na vida da igreja 

Assim como o testemunho de Cristo tem sido confirmado (bebaio/w) em vós” (1Co 1.6). 

A despeito de diversos pecados evidentes, a mensagem do Evangelho foi transmitida e, pelo Espírito, muitos irmãos da igreja revelam ter essa mensagem sedimentada em sua mente e  confirmada em sua vida. 

Maringá, 02 de novembro de 2021. 

Rev. Hermisten Maia Pereira da Costa 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *